tolkien_02Devido ao grande número de textos que, ao longo dos anos, estão sendo escritos e traduzidos por nós, da Dúvendor, foi preciso a criação de várias seções para organizar melhor nosso considerável acervo.

Esta seção que você está visitando é dedicada a textos que tem relação direta com a trilogia O Senhor dos Anéis, ou com O Hobbit, que são os livros mais famosos de Tolkien, tanto no Brasil como no exterior. É claro que existem outros livros, tão bons ou melhores do que esses muitos diriam. Mas se você só leu o SdA e o Hobbit é melhor começar por aqui antes de se aventurar em lugares mais perigosos. Quer saber sobre as asas dos Balrogs? Ou talvez tenha curiosidade sobre as Entesposas? Quer saber mais sobre os elfos e hobbits. Ou ainda, quer a resposta para a pior das perguntas que se pode fazer a um fã de Tolkien: quem é Tom Bombadil? Temos tudo isso aqui... divirta-se.

Filtrar Título      Exibir #  
# Título do Artigo Autor Acessos
1 O Retorno ao Lar e a Ideia de Cavalheirismo John W. Houghton 226
2 Sobre Tolkien, Hitler e o heroísmo Nórdico Alain Olivier 426
3 A elegia ao fim de um Mundo Martim Vasques 733
4 A corrupção no Senhor dos Anéis Thomas Laine 662
5 Explorando os reinos da Terra-média Terrence Bayard 946
6 A linha natural entre deveres e liberdades Gene Wolfe 519
7 O Mal absoluto na Terra-média Marcos Silva 800
8 Sobre o Reino do Norte e a sua Queda Roger Lee 1076
9 A saga da criação da Trilogia dos Anéis Cameron Boyle 920
10 A sopa mitológica européia Marcelo Ferroni 778
11 Númenoreanos a serviço de Sauron Tatyana Zabanova 884
12 O legendárium de Tolkien e a Chivalry Scott Farrell 1091
13 As Artes de Cura nas obras de J.R.R. Tolkien Telcontar 805
14 Sobre a altura da raças em Arda Marcello Santos 1352
15 J.R.R. Tolkien, o homem que viu o amanhã Ran Prieur 739
16 A simbologia do Anel nos livros e filmes Emílio Ribeiro 2109
17 Entendendo a moral da história Victor Hugo 1505
18 O divino masculino na Terra-média Belba Pai D'ouro 853
19 E quase tudo começou no Viking Club! Angelita Scardua 1199
20 A escrita entre os povos da Terra-média Evilásio Silva 2276
21 Os desenhos animados de Ralph Bakshi Ralph Bakshi 4081
22 A indefinível Terra das Sombras Leif Jacobsen 1274
23 Uma análise sobre Tom Bombadil Blake Bolinger 5415
24 Refletindo sobre a Terra-média Michael Phillip 1233
25 Afinal, Balrogs possuem ou não asas ? Michael Tagge 2899
26 Os cronistas da Terra-média Ferdinando Castelli 3999
27 Sobre o destino das Entesposas Leif Jacobsen 1139
28 Qual é o destino dos orcs após a vida ? Rolinka Nuse 1071
29 O Senhor dos Anéis, mito ou realidade ? Michael Tagge 2492
30 A Elessar: um manuscrito perdido Fernanda Estevez 1611
31 Os ritos funerários em Arda Rolinka Nuse 1388
32 O verso do Um Anel em 24 idiomas Daniel De Boni 2340

dest_textFAQMagia

Entendendo a Magia
Magia é difícil de definir. Externamente aos trabalhos literários de J.R.R. Tolkien nós não a tomamos seriamente, mas ao contrário a relegamos para as regiões do mito, superstição e sobrenatural.  No mundo de Tolkien o que ele chama de magia é real e natural, e nós devemos compreender a natureza de seu mundo.

dest_textAstronomia

A Astronomia de Arda
Tolkien afirmou enfaticamente que a Terra-média é vislumbrada como nosso mundo, em um tempo milhares de anos no passado, muito antes de toda a história registrada: Em uma carta para Rhona Beare em 1958 o autor escreveu: "Eu tenho, suponho, construído um tempo imaginário, mas mantive meus pés em minha própria terra-mãe para locação".

dest_textTerramedia

A Terra-Média
A Terra-média faz parte do mundo originalmente criado no Ainulindalë, e sem dúvida é o continente mais fartamente documentado e rico em histórias em toda Arda. Foi na Terra-média que todas as raças do mundo despertaram para a vida: elfos, homens, ents, anões, hobbits e mesmo orcs e dragões vieram a ser criados na Terra-média.
barraInferior